quinta-feira, 13 de maio de 2010

Convocação chinfrim...

A convocação do técnico Dunga não agradou a maioria dos brasileiros. Quase todos, ao menos aqueles que acompanham futebol, queriam Neymar e Ganso, do Santos, entre os 23. Outros tantos esperavam por Ronaldinho Gaúcho.

Mas eis que nenhum dos 3 foi chamado, ao passo que diversos obreiros, carregadores de piano e jogadores burocráticos garantiram seus lugares na Copa.

Apesar do grande apelo pela dupla do Santos, que tem lugar fácil neste grupo, entendo ser ainda mais surpreendente a ausência de Ronaldinho. Nem tanto pelo futebol que vem jogando, apesar da recente melhora de suas apresentações no Milan, mas principalmente pelos critérios de Dunga.

É verdade que Ronaldinho não foi bem nas últimas aparições com a amarelinha, todavia, alguns dos convocados de Dunga não ficam atrás. Kleberson, por exemplo, é um desses casos. E, como agravo, mal tem jogado em seu clube, o Flamengo. Tem jogos em que nem no banco de reservas ficou. Gilberto, embora um pouco melhor no Cruzeiro, também é outro caso similar a este.

A diferença, porém, é que Ronaldinho estava babando pela chance de provar seu talento e sua importância em uma Copa de forma mais decisiva do que em 2002. E, apesar de nunca mais voltar a apresentar o futebol que encantou o mundo entre 2004 e 2006, Ronaldinho possui talento incomensuravelmente maiores que muitos desta lista como, por exemplo, Kleberson, totalmente dispensável O suficiente para estar em um grupo dependente de somente um fora de série, Kaká, voltando de contusões delicadas.

Ah, mas vai ver que Ronaldinho não possui o comprometimento necessário a fazer parte deste grupo e, portanto, não se enquadrou na filosofia do chefe? Poderia ser uma boa desculpa, ou até verdade, mas a lista dos 7 que ficam de “standby” desmontou esta justificativa.

Aliás, é esta lista, dos 7 suplentes, a grande incoerência de Dunga. Pois revela que os argumentos contra Neymar e Ganso são uma falácia e que Ronaldinho se enquadra na filosofia deste grupo (se nosso comandante fosse o Luxa seria filoxôfia$$$), já que Ganso e Ronaldinho fazem parte desta lista.

Assim, só nos resta esperar que nada aconteça com Kaká, já que sem ele não há quem possa fazer algo de diferente neste grupo. As alternativas a um eventual, e não tão improvável, problema com Kaká ficarão, pois, no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário